terça-feira, 19 de março de 2013

O meu jardim

E prontos, a modos que este é o meu jardim. Bem, uma parte dele, o resto ainda está atrás de mim e também ao meu lado.

Parece muito bonito e tal, mas a verdade é que está terrivelmente desorganizado e, como se pode ver, algumas das plantas não se encontram na melhor das condições, pois as suas folhas estão de um verde amarelado, quando o normal seria estarem verde a sério. Verde forte, esmeralda.
Decidida de vez a mudar esta panorâmica, e já que se aproxima a Primavera, eis que me ponho mãos à obra e toca de começar a arrumar os vasos, mudar a terra aos que precisam, fazer umas podas, umas limpezas às folhas e colocá-los em sítio apropriado. Há plantas que gostam de mais sol, outras da sombra, umas da humidade, outras do ar seco... só que eu não sei de nada disso em específico!
À medida que for tratando das plantas irei pesquisando, tanto na net como no meu "grande livro das plantas" quais as espécies que tenho em casa e qual a maneira mais adequada de tratar de cada uma.
Hei de colocar aqui também alguns procedimentos, nomeadamente as mudas dos vasos ou a limpeza das folhas. E como não poderia deixar de ser, também algumas fotos pseudo qualquer coisa das minhas meninas :)

Vai dar cá uma trabalheira e demorar um tempão... mas acho que vai ficar bonito!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Acerca deste blogue

Sempre tive plantas por casa, desde que me conheço por gente. A minha avó adorava cuidar dos seus vasos que tanto embelezavam a nossa varanda. Não sei o que ela tinha, mas fazia as plantas permanecerem sempre verdes e bonitas.
Agora a idade, que trouxe consigo algumas limitações físicas, impede-a de cuidar do seu espaço verde. Com pena de me desfazer deste belo jardim, fiquei eu a tomar conta das plantinhas. Mas sempre fui um pouco desorganizada e por isso limitava-me apenas a regá-las e a mudar a terra quando realmente precisavam (ou seja, quando já se encontravam em estado crítico!).
Não sei o nome das plantas que cá tenho, nem os cuidados específicos a ter com cada uma delas. E com desgosto, por vezes morriam plantas das quais eu tanto gostava. Ia comprando novas mas nem todas vingaram. Não sei se era água a mais, água a menos, sol a mais, sol a menos... e de volta e meia aparecem aqueles bichinhos brancos que parecem algodão que dão cabo das folhas e as matam!
Assim resolvi criar este blogue. Com ele, pretendo ficar a conhecer melhor as minhas plantas. Como que uma espécie de incentivo ou de motivação para, de uma vez por todas, levar a sério a minha plantação. Não basta gostar delas, tenho que me esforçar para as manter. Bem como com qualquer relação, não é? Claro que as coisas não me caem do céu. Tenho que fazer trabalho de casa, andar à procura das espécies na net, procurar saber como se tratam delas. Até tenho um "Grande Livro da Plantas" do Círculo dos Leitores, dos anos 80 em casa!
E deste modo dou também a conhecer a todos quantos gostam destes maravilhosos (e muito bizarros) seres vivos a minha "colecção", pois tenho exemplares muito bonitos.

Espero que apreciem este espaço! :)